cabeceraPT

V Día Iberoamericano de GeoGebra



vdia

O Instituto Iberoamericano para o Ensino de Ciências e Matemática - IBERCIENCIA - da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) tem realizado desde 2013 o Dia Iberoamericano de GeoGebra.

Como na primeira edição em 2013 em Montevidéu (Uruguai), será realizado o V Dia Iberoamericano de GeoGebra, juntamente com o Congresso Iberoamericano de Ensino da Matemática (VIII CIBEM) em Madrid de 10 a 14 de julho.

Os Dias iberoamericanos de GeoGebra se iniciaram na Espanha em 2010 a partir de vários institutos GeoGebra. A experiência estendeu-se para diferentes países, incluindo Portugal e Itália e a proposta da equipe acadêmica de Matemática de IBERCIENCIA considerou que era uma possibilidade de incrementar as ações de difusão do uso do GeoGebra em outros países Iberoamericanos.

Depois de realizado em Montevidéu, o II Dia Iberoamericano de GeoGebra foi celebrado em Buenos Aires, Argentina, em novembro de 2014, coincidindo, nessa ocasião, com o Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.

O III Dia foi celebrado na cidade de São Paulo (Brasil) em 18 de outubro de 2015, na Faculdade de Ciencias Exatas e Tecnologia da PUC -SP com a organização do Instituto GeoGebra de São Paulo.

O IV Dia foi realizado na cidade portuguesa de Coimbra em 12 de maio de 2016 com a direção acadêmica do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e o Instituto GeoGebra de Portugal.

Em todos as ocasiões a OEI tem contado com o apoio da Federação Iberoamericana de Sociedades de Educação Matemática FISEM e da Consejería de Economía y Conocimiento de la Junta de Andalucía.

Este V Día Iberoamericano GeoGebra, a ser realizada em 13 de Julho, pretende atingir as seguintes metas:

  • Potenciar o uso do GeoGebra como um software que permite o ensino e a aprendizagem da Matemática em diferentes contextos.
  • Favorecer a mudança de metodologia no ensino da Matemática com o uso deste software.
  • Divulgar experiências relativas à utilização do GeoGebra na sala de aula em diversos níveis educacionais.
  • Divulgar recursos do GeoGebra que sejam representativos de boas práticas em sala de aula.
  • Incentivar a criação de grupos de trabalho sobre a utilização das TIC na sala de aula e em particular do GeoGebra.
  • Proporcionar espaços para discussão sobre as vantagens e desvantagens da utilização das TIC na sala de aula.
O V Dia Iberoamericano de GeoGebra contará com a presença de Markus Hohenwarter, criador deste software que ministrará uma conferencia plenária.

Também serão ministradas conferências por:

  • Fabián Vitabar. Instituto GeoGebra de Uruguay.
  • Celina Abar. Instituto GeoGebra de São Paulo.
  • Antonio Pérez Sanz. Instituto GeoGebra Maslama al-Mayriti. Madrid.
Além disso, haverá oficinas, bem como a apresentação de trabalhos e pôsteres por parte dos participantes. Propostas de oficinas, apresentações e pôsteres devem ser enviadas através do endereço www.cibem.org  igualmente indicados quanto à forma e prazos de trabalhos do CIBEM.

Para atender a esta edição Dia V do Iberoamericano GeoGebra, sujeita a inscrição prévia no CIBEM. O Dia GeoGebra Ibero-americano é feito como uma atividade paralela ao Congresso e não requer nenhum registro adicional.